Como Funcionamos

Horário de Funcionamento
O período de funcionamento da USFSM é das 08:00 às 20:00 horas, nos dias úteis.
Por ser constituída por 2 polos, o horário de funcionamento da unidade é o seguinte
- Polo de Ribeira do Neiva: 2ª e 4ª feiras 08-16h, 3ª e 5ª feiras 12-20h.
- Polo de Escariz: 2ª e 4ª feiras 12-20h, 3ª e 5ª feiras 08-16h.
- 6ª feira: horário é rotativo de forma anual
- Anos pares (2024, 2026, etc): Ribeira do Neiva 08-16h e Escariz 12-20h
- Anos ímpares (2023, 2025, etc): Escariz 08-16h e Ribeira do Neiva 12-20h

Marcação de Consultas
A marcação de consultas pode ser realizada através das seguintes alternativas:
- Presencialmente, em todo o horário de funcionamento da USF
- Por telefone
- Por correio eletrónico
- Através do Portal da Saúde (em https://servicos.min-saude.pt/utente/ ou pela Aplicação Móvel SNS 24)

Os Nossos Serviços
Consulta Programada » É uma consulta agendada pelo utente ou pela sua equipa de saúde, para vigilância da saúde ou de doenças crónicas. Envolve as seguintes tipologias:
- Saúde do Adulto
- Saúde Infantil e Juvenil (crianças e jovens até aos 18 anos)
- Planeamento Familiar (mulheres entre os 15 e 54 anos, homens sem limite de idade)
- Saúde Materna
- Hipertensão
- Diabetes
- Visita Domiciliária
Consulta Aberta » É uma consulta de curta duração, agendada no próprio dia pelo utente, com vista a resolver um problema de saúde ou doença aguda. A consulta aberta não deve ser utilizada para: renovação de receituário crónico, avaliação de exames de rotina, pedido de exames, avaliação ou emissão de relatórios clínicos, situações de emergência (aqui é aconselhável recorrer imediatamente a um Serviço de Urgência).
Renovação de Medicação Habitual » É possível solicitar a renovação da sua medicação crónica (medicamentos habituais), evitando ter de se deslocar a uma consulta com esse propósito. A resposta é dada em 3 dias úteis. Os pedidos podem ser feitos presencialmente, por e-mail ou através do Portal da Saúde. A receita pode ser fornecida em papel ou enviada para o seu telemóvel/e-mail, evitando nova deslocação à Unidade.
Em todas as consultas, a sua pontualidade é fundamental! Tente chegar 15 minutos antes da hora marcada para garantir a duração da sua consulta seja a adequada e não interfira com a consulta de outro utente nem com o funcionamento da Unidade.
Se não puder comparecer a alguma consulta agradecemos que nos avise previamente, quando possível.