Como Funcionamos

Horário de Funcionamento

O período de funcionamento da USFSM é das 08:00 às 20:00 horas, nos dias úteis. 

Por ser constituída por 2 polos, o horário de funcionamento da unidade é o seguinte

  • Polo de Ribeira do Neiva: 2ª e 4ª feiras 08-16h, 3ª e 5ª feiras 12-20h.
  • Polo de Escariz: 2ª e 4ª feiras 12-20h, 3ª e 5ª feiras 08-16h. 
  • 6ª feira: horário é rotativo de forma anual 
    - Anos pares (2024, 2026, etc): Ribeira do Neiva 08-16h e Escariz 12-20h
    - Anos ímpares (2023, 2025, etc): Escariz 08-16h e Ribeira do Neiva 12-20h

Marcação de Consultas

A marcação de consultas pode ser realizada através das seguintes alternativas:

  • Presencialmente, em todo o horário de funcionamento da USF
  • Por telefone
  • Por correio eletrónico
  • Através do Portal da Saúde (em https://servicos.min-saude.pt/utente/  ou  pela Aplicação Móvel SNS 24)

Os Nossos Serviços

Consulta Programada » É uma consulta agendada pelo utente ou pela sua equipa de saúde, para vigilância da saúde ou de doenças crónicas. Envolve as seguintes tipologias:

  • Saúde do Adulto
  • Saúde Infantil e Juvenil (crianças e jovens até aos 18 anos)
  • Planeamento Familiar (mulheres entre os 15 e 54 anos, homens sem limite de idade)
  • Saúde Materna
  • Hipertensão 
  • Diabetes
  • Visita Domiciliária

Consulta Aberta » É uma consulta de curta duração, agendada no próprio dia pelo utente, com vista a resolver um problema de saúde ou doença aguda. A consulta aberta não deve ser utilizada para: renovação de receituário crónico, avaliação de exames de rotina, pedido de exames, avaliação ou emissão de relatórios clínicos, situações de emergência (aqui é aconselhável recorrer imediatamente a um Serviço de Urgência).

Renovação de Medicação Habitual » É possível solicitar a renovação da sua medicação crónica (medicamentos habituais), evitando ter de se deslocar a uma consulta com esse propósito. A resposta é dada em 3 dias úteis. Os pedidos podem ser feitos presencialmente, por e-mail ou através do Portal da Saúde. A receita pode ser fornecida em papel ou enviada para o seu telemóvel/e-mail, evitando nova deslocação à Unidade.

Em todas as consultas, a sua pontualidade é fundamental! Tente chegar 15 minutos antes da hora marcada para garantir a duração da sua consulta seja a adequada e não interfira com a consulta de outro utente nem com o funcionamento da Unidade.

Se não puder comparecer a alguma consulta agradecemos que nos avise previamente, quando possível.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora